09 junho 2009

Idioteens





Os jovens estão mais estúpidos porque o que lêem é uma merda, ou o que os jovens lêem é uma merda porque eles estão mais estúpidos?

A resposta talvez possa ser obtida com mais esta pérola editorial, "Luluzinha Teen", da Ediouro (que, não sei porque, estava melhor quando fazia apenas revistas de caça-palavras).

Luluzinha, uma das mais inventivas e extraordinárias personagens dos quadrinhos, foi vomitada em versão mangá adolescente, com direito a participação da cantora Pitty nas páginas da revista. O que diriam Marge, sua criadora, e John Stanley, que eternizou a personagem, criando todo o seu universo lúdico e fantástico, e que alimentou a imaginação de várias gerações de crianças e jovens, se vissem esta baboseira?

Dentre outras atrocidades, em "Luluzinha Teen" a personagem abandona seu caráter, sua roupa, seu jeito de se vestir e sua alma. Passa a falar e agir como se estivesse no seriado Malhação. Deixa de ser uma menina inteligente e pura e se torna uma adolescente emburrecida pela televisão, pela internet e pelos novos tempos. Com sua amiga Aninha a situação é pior: ela é uma "geek". O perspicaz, gordo e comilão Bolinha, co-protagonista da série, torna-se um playboy magro e vazio. Certamente daqueles que vão à boate surrar os outros.

Onde estão as bruxas Alceia e Memeia? E seu Miguel, o caça-gazeteiros? E o Vovô Fracolino? E o clube dos meninos, onde menina não entra? Onde estão a essência e a originalidade da história? Para quê mexer em obra de arte?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nada como um "Turma da Mônica em mangá" pra explicar essa bomba. Em vez de fazerem uma espécie de concurso para revelar talentos ou investir em projetos novos que possam dar retorno financeiro,copiam o que dá certo.

Aliás, alguém com menos de 20 anos conhece a Luluzinha?

Giorgio Cappelli